segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Os Traços...

Traços de leite....
Esse mundo está cheio de armadilhas para alergicos.
Há leite e soja onde menos se espera e de nada adianta mudar a alimentação, excluindo o leite de vaca e derivados obvios ( margarina, manteiga, iogurte, chocolate) se não ficar atento pra os rótulos dos produtos.
Mas o que são os traços de leite??
Para pessoas com alergia às proteínas do leite, uma quantidade mínima de leite ou derivados pode desencadear sintomas alérgicos e culminar com sérios problemas de saúde. Os traços de leite são, na maioria das vezes, uma “contaminação” do produto, que passou por uma máquina onde foram fabricados produtos com leite ou derivados. Assim, eles acabam adquirindo quantidades mínimas desses ingredientes durante a fabricação. Esse é um caso comum na fabricação de chocolates. Muitos chocolates que não contêm leite passam pelas mesmas máquinas de produção dos chocolates ao leite, o que faz com que eles acabem recebendo micro quantidades de leite, contendo assim traços de leite. Por essas quantidades serem mínimas, mesmo as pessoas com baixa tolerância à lactose podem ingerir produtos que contêm traços de leite sem sentirem os sintomas típicos da IL. No entanto, se você possui alergia às proteínas do leite de vaca, muito cuidado! Produtos com traços de leite não devem ser consumidos por alérgicos às proteínas do leite.

Fonte: http://www.semlactose.com/index.php/2008/04/13/mas-afinal-o-que-sao-tracos-de-leite/

Regra numero um para alergicos e mães de alergicos que ainda amamentam: LEIAM OS ROTULOS DOS PRODUTOS E NA DÚVIDA, LIGUEM NOS SACS!!!

Verifique sempre:· Isenção de leite, iogurte, leite condensado, leite evaporado, leite em pó, leite maltado, leite integral, leite desnatado, leite sem lactose ou com baixa lactose, leite semi-desnatado, creme de leite, nata, coalhada, queijos, manteiga e laticínios.
Alimentos que usam leite na sua formulação como biscoitos, chocolates, doces e pudins.
Os termos que indicam a presença de leite no alimento: leite, soro de leite, caseína, caseinato de sódio ou cálcio, lactoalbumina, lactoglobulina. proteínas do leite, proteínas do soro, traços de leite, formulação ou preparação láctea.
Lactose: não traz alergia. No entanto, pode conter resíduos de proteínas do leite. É bom observar.
Os termos que indicam presença de soja nos alimentos: extrato de soja, proteína isolada de soja, proteína vegetal hidrolisada, gordura vegetal hidrogenada e gordura vegetal.
Lecitina de soja: a princípio, pode ser consumida por alérgicos à soja. No entanto, indivíduos muitos sensíveis, podem não tolerar.
Margarinas: muitas incluem leite na sua formulação.· Alimentos processados como hamburger, kibe, salame, almôndegas, carnes empanadas, nuggets costumam conter soja e até mesmo leite.
As salsichas têm proteína de soja e podem conter leite.
As sopas industrializadas podem conter soja e leite.
Produtos de confeitaria: bolos, tortas, sonhos, doces em geral podem conter leite, soja e derivados.
Lembre-se que eles estão escondidos onde menos se imagina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário