domingo, 11 de outubro de 2009

O que é afinal APLV

A APLV é uma reação do sistema imunológico às proteínas do leite que provoca problemas gastrintestinais (diarréia, constipação, náuseas e vômitos), respiratórios (asma, rinite e chiado no peito) e na pele (manchas, lesões nas dobras e coceiras). A doença é responsável por 77% dos casos de alergia alimentar, principalmente no primeiro ano de vida. No entanto, seu diagnóstico é complexo, pois os sintomas da APLV são similares aos de outras doenças e não existem exames laboratoriais específicos para detectar o problema.
O diagnóstico da APLV depende totalmente do conhecimento do médico, que indica a dieta de exclusão total de leite de vaca a partir do momento em que suspeita que os sintomas do bebê sejam causados pela proteína desse alimento.
Essa dieta especial deve ser rigorosa e completa do ponto de vista nutricional, com o uso de fórmula infantil não alergênica específica para lactentes.
Isso é fundamental, pois a alergia à proteína do leite de vaca é mais comum no primeiro ano de vida, fase em que o bebê tem grandes necessidades nutricionais por causa do seu intenso ritmo de crescimento.
O dignóstico de APLV fica determinado quando, após um período de dieta de exclusão e a melhora dos sintomas, o bebê é novamente exposto ao leite de vaca. "Caso os sintomas reapareçam, fica confirmada a APLV.
A partir daí é preciso manter a mesma dieta feita para detectar a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário